quarta-feira, 16 de julho de 2014

Ciclos do fio de cabelo

 “Os pêlos são filamentos finos e resistentes distribuídos praticamente por toda a superfície do corpo, exceto a palma das mãos e plantas dos pés. Tendo várias denominações de acordo com a sua forma, tamanho e localização”
Crescimento do pêlo
O pêlo cresce no folículo piloso a partir de células da matriz germinativa que vão, progressivamente, enchendo-se de queratina (a proteína fibrosa que constitui a camada córnea da epiderme e que é também a principal componente do pêlo) até morrerem, passando a constituir a haste do filamento que se desloca para o exterior e acaba por sobressair da pele. Este crescimento ocorre de forma cíclica, o que proporciona a alternação de períodos de crescimento com outros de repouso ao longo da vida.



Ciclos do fio de cabelo

 Anágena fase de crescimento, caracteriza-se por uma proliferação ativa das células da matriz generativa, durando aproximadamente cerca de três anos, embora com variações tanto individuais como relativas à localização do pêlo. Nessa época é possível constatar um crescimento contínuo do pêlo, embora a uma velocidade diferente consoante as várias pessoas e também as várias zonas do corpo. Por exemplo, o cabelo cresce a uma velocidade que oscila entre os 0,1 e 0,5 mm por dia, enquanto que o pêlo da barba dos homens cresce, em média, aproximadamente 0,3 mm por dia, sempre com evidentes diferenças individuais.

Catágena A fase de regressão, sucessiva à anterior, caracteriza-se por uma pausa da atividade folicular durante aproximadamente três semanas. Nesta fase, as células da papila folicular atrofiam-se, o que provoca separação não imediata, já que ainda mantém a sua união com as bainhas do folículo piloso, da base do pêlo com a papila, embora continue a deslocar-se até a superfície.




Telógena é a fase de repouso, que acontece em seguida, tem a duração de cerca de três ou quatro meses, nesta fase, a inatividade do folículo piloso é total. Após o referido período, o ciclo recomeça, através da formação de uma nova matiz generativa, que proporciona o crescimento do pêlo, e a medida que o faz “empurra” para o exterior o pêlo que ocupa a parte mais superficial do folículo, até provocar a sua desunião, e o surgimento  pouco tempo depois, do novo pêlo para a superfície. A renovação pilosa não ocorre uniformemente em todo o corpo, já que o ritimo da atividade de cada folículo é diferente. Por exemplo, é possível, a qualquer momento, constatar que entre os folículos do couro cabeludo existem aproximadamente 85% em plena fase de atividade, enquanto que 1% se encontra em fase de regressão e aproximadamente 14% em repouso, sendo por isso que é absolutamente normal que caiam entre 100 a 150 cabelos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário